sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Os tiroleses da embarcação Ville de Santos

Antes de publicar a lista de passageiros do vapor Ville de Santos na internet, eu passava horas imaginando para onde teriam ido os 216 tiroleses que vieram no navio. Enfim, depois de muito trabalho para transcrever os nomes do microfilme, no dia 30 de julho deste ano consegui publicar a lista completa.

Em conseqüência disso, há poucos dias tive o prazer de conhecer Gelmires Danna, cujos avôs também vieram no navio (veja os nomes na lista). Com ele, fiquei sabendo que grande parte dos tiroleses, que chegaram no Ville de Santos em 16 de julho de 1875, rumaram para a região de Rodeio-SC.
Na publicação Blumenau em Cadernos, apresentada por ele, pude ver o nome de vários outros passageiros da embarcação. Ele ainda me ajudou na correção de vários nomes da lista de passageiros. A seguir algumas palavras do Gelmires:

“A família Danna, de origem humilde como a maioria dos trentinos, teria surgido no Piemonte. Gaspare de Telve, que viveu em Trento, região italiana dominada pelos austríacos, foi o patriarca da família Danna, que há muitas gerações habita Castelnuovo, uma pequena e antiga comuna já povoada desde os tempos do Império Romano.
A vila, juntamente com seu castelo, foi destruída pelos vicentinos em 1385. Reconstruída, a comuna foi novamente destruída, na Batalha de Ortigara, durante a Primeira Guerra Mundial, trazendo muito sofrimento aos castelnuovati que continuaram na região. No entanto, a população ficou muito reduzida com a emigração em massa que ocorreu para América.
Em maio de 1875 membros da família Danna saíram de Castelnuovo com destino ao Brasil. Ao aportar, dirigiram-se para o Sul, juntamentre com as famílias Andreatta, Facchini, Fontana, Lunelli e outras. Estas famílias ajudaram a fundar a cidade de Rodeio-SC.
Nos anos seguintes habitaram Jaraguá do Sul, Blumenau e Joinville em Santa Catarina. Também ocuparam Caxias do Sul no Rio Grande do Sul e fazendas de café em Sorocaba, Ribeirão Preto, Terra Roxa e Jacutinga no interior de São Paulo.”


Interessados em saber mais detalhes podem consultar a Federação dos Círculos Trentinos do Brasil.