domingo, 1 de abril de 2007

As variações do sobrenome no Brasil

Na pesquisa sobre a história da família Briatore no Brasil, a identificação da grafia original do sobrenome foi a maior barreira que encontrei. Nosso sobrenome sofreu alterações desde a chegada dos primeiros membros da família em agosto de 1875, e, nenhum dos sobrenomes atuais conserva a escrita original. Por outro lado, a análise destas variações me permitiu ligar distintas gerações da família. Hoje, com os dados que tenho, é possível identificar o grau de parentesco de quase todos os membros da família.
Um dos fatores que contribuiu para a alteração do sobrenome Briatore é que o governo imperial, através dos agentes colonizadores, promovia alterações nos costumes, na língua e também nos nomes dos imigrantes com a justificativa de facilitar a pronúncia e a escrita. Por outro lado, os membros da família Briatore que vieram para o Brasil só falavam italiano e a dificuldade em se comunicar com os escrivões brasileiros acabou gerando as seguintes variações do sobrenome: Briattore, Briattori, Briatori, Brilhadori, Brilhadore e Brilhador.
Na região norte do estado de São Paulo há pessoas com o sobrenome Brigliador, Brigliadore e Brigliadori. Mas, como existe a família Brigliadori na Itália, ainda não é possível dizer se estes sobrenomes têm origem do sobrenome Briatore.
Neste emaranhado de variações, a certeza da grafia só veio no início de 2007 quando descobri num documento assinado pelo avô Vittorio, no dia 20 de dezembro de 1875, a assinatura Briatore Vittorio. Ou seja, todos aqueles que tiverem a descendência do Vittorio, terão Briatore como grafia original do seu sobrenome.
Em breve estarei publicando uma árvore genealógica em que aparecem os membros das cinco gerações da família no Brasil. Com isso, os visitantes do blog, que porventura pertençam à família, poderão identificar sua ramificação e deixar seus nomes para serem incluidos na lista.